No inverno, quem deseja se exercitar na água tem como alternativa a piscina aquecida, que oferece uma série de benefícios para a saúde. Confira três vantagens de se banhar em piscina aquecida em casa ou em clube, academia e condomínio, desde que haja uma rotina de individualização de horários, em função da necessidade de isolamento social, provocada pela pandemia do coronavírus.
A melhoria da sensação de bem-estar é um dos benefícios da piscina aquecida, pois a água quente ajuda a relaxar, podendo combater sintomas do estresse. Quem sofre de dor de cabeça também pode melhorar significativamente, pois a água quente ameniza as dores cefálicas na medida em que alivia a pressão dos vasos sanguíneos.
O mergulho em água quente contribui também para o alívio de dores em articulações, ossos e músculos, pois o calor da água ajuda a ativar a circulação do sangue, o que gera maior relaxamento do corpo. Assim, os exercícios em piscinas aquecidas têm benefícios equiparados aos de uma massagem terapêutica e são menos agressivos do que o uso de medicações.
Outro benefício é o auxílio em programas de fisioterapia, uma vez que a piscina aquecida é ideal para realizar exercícios de fortalecimento, sobretudo, em razão do baixo impacto nas articulações. Dessa forma, os banhos de imersão são recomendados por médicos para a reabilitação de idosos que apresentam dificuldade de locomoção ou pessoas que sofreram AVC.
Fontes: Orbis, Sodramar e Heliodin