Durante os sete dias de evento do Rock in Rio 2022, a Braskem, empresa que faz parte da Associação Brasileira da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados (Abiclor), promoveu o Recycle Rock Braskem, uma campanha de destinação correta dos copos e garrafas plásticas usadas no festival, em parceria com grandes marcas como Coca-Cola Heineken, Natura e Rock in Rio. A iniciativa foi um sucesso: somente nos estandes da marca foram recolhidos mais de 870 mil itens, que serão reciclados e transformados em embalagens de produtos de beleza da Natura.
Baseada em gamificação, a ação, que teve como slogan o tema “Transformar o plástico dá Rock”, incentivou os participantes do evento a recolherem os itens de plásticos utilizados e levá-los aos pontos de coleta espalhados pelo espaço. Mais de 7 mil pessoas colaboraram. Todo o lixo coletado era trocado por pontos, que poderiam ser revertidos por produtos como protetores para cabos de celulares, bolsas e até ingresso para outro dia do evento.
Transformar o plástico dá Rock
Além de promover a coleta dos itens, dando nova vida ao plástico, a campanha também teve a importante missão de promover a conscientização do público presente no Rock in Rio sobre a importância do descarte correto, destacando de forma clara que o plástico é um produto circular, ou seja, pode ser reciclado, reutilizado para a produção de outros artigos e reinserido na cadeia de consumo.
Toda ação esteve alinhada aos objetivos do Rock in Rio em reduzir a geração de lixo durante os dias de evento, promover a eficiência energética e de consumo de água.
A economia circular é uma pauta fundamental para a indústria química. Abiclor apoia iniciativas que estimulam a construção de cadeias de recuperação, reciclagem e reinserção de materiais no mercado – afinal, práticas sustentáveis são capazes de transformar vidas e deixar um planeta mais saudável para gerações futuras.