O deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB/BA), coordenador de Gás da Frente Parlamentar da Química, visitou a Abiquim em 29 de maio. Na ocasião, participou da reunião do GT Gás Natural Matéria-Prima da Associação, quando representantes de empresas componentes do grupo apresentaram a situação de falta de competitividade das empresas que usam gás nessa modalidade.
O preço do produto no Brasil, três vezes mais caro do que nos EUA, é um dos principais motivos que levam à baixa utilização da capacidade das indústrias atuantes no setor, que, no momento, trabalham com ociosidade superior a 40% e algumas estão paralisando as suas unidades de produção.
O deputado mostrou sensibilidade quanto à importância do restabelecimento de condições competitivas para essa matéria-prima, visando a utilização à plena carga das plantas, bem como o aproveitamento de oportunidades de investimento represadas pela situação atual. Reconheceu que o cenário brasileiro aponta para uma oferta crescente de gás nos próximos anos e discutiu com o grupo sobre possibilidades de atuação do Parlamento no encaminhamento da solução do problema e colocou-se à disposição para tratar da questão na Câmara dos Deputados.