Abiclor reúne especialistas para definir agenda estratégica do setor de cloro-álcalis para os próximos 15 anos
Em evento realizado nesta terça-feira (7), os executivos dialogaram sobre as principais tendências e como construir um futuro sustentável diante dos desafios do segmento industrial.
Os principais especialistas do setor de cloro-álcalis se reuniram nesta terça-feira (7) em São Paulo, em evento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), com o objetivo de construir a agenda estratégica do segmento para os próximos 15 anos. A iniciativa faz parte do projeto “Rota estratégica da indústria de cloro-álcalis”, da Abiclor, e contou com a participação de representantes da iniciativa pública e privada, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), além das principais empresas do setor e outras instituições relevantes.
Durante o evento, os participantes discutiram o papel do setor de cloro-álcalis no desenvolvimento do Brasil e como progredir de forma sustentável, além das principais tendências mundiais. Os especialistas avaliaram, ainda, as barreiras e desafios dessa indústria, com foco em encontrar as ações mais indicadas para otimizar a competitividade da indústria.
De acordo com Milton Rego, presidente-executivo da Abiclor, “o encontro contou com todos os principais nomes da indústria de cloro-álcalis no Brasil e foi muito produtivo. É consenso, por exemplo, o papel fundamental do marco legal do saneamento e seu o impacto no bem-estar da população. Neste caso, há um impacto para o nosso setor devido aos investimentos na cadeia, em especial pela utilização do PVC, que é formado majoritariamente por cloro e sua demanda deve subir substancialmente”.
Entre as macrotendências avaliadas para os próximos 15 anos que impactarão o setor de cloro-álcalis, estão, por exemplo, as pautas voltadas à temática ESG, à transformação digital, à inovação e à transição energética. “São todas agendas que precisam fazer parte do dia a dia do setor. Sabemos disso e propusemos um conjunto de ações para atuar em cada frente. Nosso foco é ser uma cadeia a serviço da sociedade, protagonista em sustentabilidade e competitiva”, destaca o executivo.
O Painel de Especialistas é a principal ação do projeto “Rota estratégica da indústria de cloro-álcalis”, iniciado ainda em 2022 e que deve ser concluído em maio deste ano. Com base nas informações obtidas a partir das análises apresentadas hoje, o setor poderá contribuir de forma online com as avaliações e, posteriormente, será estruturado o plano de ações para orientar a indústria de cloro-álcalis para os próximos 15 anos.