A Abiclor realizou, nos últimos dias 3 e 4 de agosto, o primeiro de uma série de cursos para o treinamento dos profissionais que atuam na cadeia de produção, distribuição, manuseio, embalagem e transporte de cloro: o curso “Características e Manuseio Seguro do Cloro”.
O treinamento, que foi on-line, contou com a participação de 22 técnicos de empresas associadas e durou cerca de 4 horas no total, que foram divididas em dois dias. As aulas foram conduzidas pelo engenheiro químico Airton Antônio de Andrade, profissional com mais de 40 anos de experiencia na produção, desenvolvimento de processor, análise e correção de falhas.
O curso busca aprimorar a segurança da indústria promovendo uma visão holística do processo. O treinamento envolveu profissionais de diversas áreas, como segurança de processos, gerentes de logística, engenheiros e técnicos de segurança, gerentes industriais, especialistas etc.
O curso converge com a agenda da Abiclor de zero acidentes, uma meta que depende da sinergia entre os diversos agentes envolvidos no manuseio e transporte de produtos químicos”, avalia Milton Rego, presidente executivo da Abiclor. O plano de ações da entidade em prol da segurança percorre procedimentos para redução de riscos e de atendimento às emergências, incluindo vazamentos, reações indesejadas, criogenia e dilatação térmica do cloro.
Desde que a Abiclor iniciou o acompanhamento sistemático dos incidentes em transporte, em 2005, e passou a atuar na promoção de medidas preventivas, o número de acidentes envolvendo caminhões que transportam produtos da indústria de cloro-álcalis caiu mais de 80%.