A Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), representada por seu presidente executivo, Milton Rego, participou nesta segunda-feira (16) de um encontro com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). No evento, o representante do novo governo abordou as propostas para o desenvolvimento da indústria nacional e destacou a importância de São Paulo neste setor.
Alckmin afirmou que o governo está atento à necessidade de incrementar a participação da indústria no PIB. Isso passa pelo aumento da produtividade, investimento em pesquisa e desenvolvimento e especialmente por uma reforma tributária. O ministro defendeu o papel da indústria: “Três produtos primários, soja, minério de ferro e petróleo, respondem por 75% da exportação brasileira. É muito importante que o Brasil seja um grande competidor de bens agrícolas, mas temos que exportar produtos de valor agregado”, ressaltou.
Para o presidente da Abiclor, a participação do vice-presidente da República no evento é uma sinalização positiva. “Em primeiro lugar, há disponibilidade do Ministro ao diálogo; Geraldo Alckmin demonstrou que o governo tem ciência das principais demandas do setor, além de reafirmar decisões já anunciadas pelo novo governo e que têm impacto direto na indústria, como a manutenção da redução do IPI”, destaca.
O ministro citou ainda a redução dos juros, o aprimoramento da infraestrutura nacional e a economia verde como ferramentas capazes de alavancar a competitividade, além de beneficiar os setores produtivos do país.