Abiclor

Abiclor e Clorosur Promovem Workshop “Atendimento à Emergência e Exercício Simulado” do Setor de Cloro-Álcalis 

Entre os dias 21 e 22 de agosto, a sede do centro de treinamento da Ambipar Group, em Nova Odessa, foi palco da 16ª edição do maior evento da América Latina sobre segurança no transporte do setor de cloro-álcalis. Organizado pela  ABICLOR (Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados) e pela CLOROSUR (Associação Latino Americana da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados), o Workshop “Atendimento à Emergência e Exercício Simulado” contou com o apoio técnico e operacional da Ambipar.

Liderados pela Comissão de Manuseio e Logística da Abiclor, os exercícios simulados visam garantir que o setor de cloro-álcalis siga entre os que apresentam os menores índices de acidentes e situações de risco da indústria química no Brasil e na América Latina, sendo que a taxa de frequência de acidentes por 10 mil viagens, que era de 1,46% em 2006, foi reduzida para 0,22%, em 2022. 

O evento contou com a demonstração prática para a contenção de vazamentos, transferências simultâneas de produtos e monitoramento ambiental, além da atuação do Corpo de Bombeiros para apresentar o uso de Kits de Emergência (A, B e C) para atendimentos de emergências com cloro, entre outros cenários possíveis. 

UM EVENTO, MÚLTIPLAS NACIONALIDADES 

Cerca de 180 pessoas de diferentes países, como México, Argentina, Brasil e Paraguai  estiveram presentes. Entre elas, a dra. Diana Martinez Roja, da PEMEX (Petróleos Mexicanos), que ressaltou a importância do treinamento dos profissionais envolvidos no transporte de cargas do setor com foco na prevenção de acidentes. “As substâncias químicas não são inimigas da sociedade, muito pelo contrário. Por isso, devemos ser empresas conscientes e trabalhar de maneira preventiva para evitar acidentes”, opina Roja. 

Nelson Felipe, técnico de Advocacy da Abiclor, destaca os resultados positivos baseados na atenção do setor de cloro-álcalis em relação à segurança. “Há mais de 20 anos realizamos ações recorrentes com o objetivo de melhorar os índices de segurança da nossa indústria. Com exercícios simulados e outras iniciativas focadas na prevenção de acidentes e situações de emergências, conseguimos reduzir em 84,9% o número de acidentes no transporte de produtos do setor nos últimos 16 anos”, comenta Nelson Felipe. 

VEJA ALGUMAS FOTO DO EVENTO: