Abiclor

ABICLOR E CCR AUTOBAN REALIZAM WORKSHOP DE ATENDIMENTO A EMERGÊNCIAS E EXERCÍCIO SIMULADO DA INDÚSTRIA DE CLORO-ÁLCALIS 

Por Lemon Digital Marketing 

Em parceria com a CCR AutoBAn, a Abiclor (Associação Brasileira da Indústria de Cloro-Álcalis) realizou na última quarta-feira (28), em Jundiaí, o Workshop de Atendimento a Emergências e Exercício Simulado da Indústria de Cloro-Álcalis. O evento serviu para o aprimoramento técnico de atendimento emergencial em ocorrências envolvendo o transporte de cloro e reforça as políticas de segurança do setor. Fábio Barbosa, presidente da Abiclor, enfatiza a importância do conjunto de ações realizado pela entidade para a mitigação de acidentes envolvendo o transporte do produto: “Os índices de acidentes do nosso setor é o menor da indústria química. E tudo isso se deve às parcerias que temos com outras entidades, como a CCR, com treinamento e prevenção”, avalia. 

O encontro contou com a presença de diversos órgãos, como o Corpo de Bombeiros,  Polícia Militar Rodoviária, equipe de socorro do Samu, Defesa Civil, Ambipar e membros da ABTLP (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos), entre outros. 

A participação de profissionais multidisciplinares entre os palestrantes foi fundamental para contribuir com a difusão de conhecimento sobre as peculiaridades do cloro e o correto manejo do produto em caso de vazamento. “Precisamos entender as especificações do agente tóxico em caso de acidentes com substâncias químicas para planejar as técnicas e manejos corretos de socorro às vítimas”, explica Cybelle Tomazin, da Planitox. 


Cybelle Tomazin, da Planitox

Apesar do baixo índice de ocorrências envolvendo o setor de cloro-álcalis, Rubem Melo, especialista em dinâmica de veículos articulados alerta sobre as principais causas de tomamento de caminhões e carretas durante o transporte em rodovias: “Nove em cada dez tombamentos envolvendo carretas são acidentes solitários e que não envolvem outros veículos. E a causa básica é o excesso de velocidade nas curvas. Por isso, precisamos reforçar que a disciplina em relação à velocidade pode impedir acidentes”, orienta Melo. 


Rubem Melo, da Transtech

EXPOSIÇÃO 

Além do worshop, o evento contou com a exposição de veículos dos serviços de emergência responsáveis pelo atendimento de ocorrências envolvendo produtos perigosos, como ambulâncias, viaturas operacionais, cilindros especiais, kit de emergência, helicóptero, posto de comando móvel e drones de alta performance.