Por Lemon Digital Marketing
Na última quinta-feira (29), o km 48 da Rodovia dos Bandeirantes, sentido Jundiaí, foi palco da simulação de uma ocorrência de acidente com vazamento químico. O treinamento envolveu uma carreta tanque transportando cloro que, ao tombar, provocou o extravasamento da substância e o engavetamento de alguns veículos, impactando sete vítimas, entre elas o motorista do caminhão.
O exercício foi organizado pela Abiclor (Associação Brasileira da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados) e Clorosur (Associação Latino – Americana da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados), com o apoio da CCR e da ABTLP (Associação Brasileira de Transporte e Logística de Produtos Perigosos).
Durante a ação, as vítimas encenaram sinais de problemas respiratórios e de contaminação. E é a partir daí que começa o trabalho em equipe de diversos órgãos, como o SAMU, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e CCR Autoban, entre outras frentes, para o resgate das vítimas, contenção de danos ambientais, destombamento do veículo e liberação do trânsito. “O exercício simulado integra e capacita equipes de atendimento das concessionárias que atuam em ocorrências envolvendo o transporte de cargas químicas e que demandam conhecimentos específicos. Todo esse trabalho tem como objetivo principal prevenir esse tipo de acidente, evitar contaminação do meio ambiente e, é claro, salvar vidas”, comenta Milton Rego, presidente-executivo da Abiclor.
Além do trabalho de salvamento das vítimas e de contenção de danos, esse tipo de treinamento também serviu para preparar a coordenação das equipes de resgate para situações reais e otimizar a resposta, tanto em termos de rapidez como de eficácia.
Acesse as redes sociais da Abiclor para conferir mais fotos e vídeos sobre esse dia.
Instagram: https://www.instagram.com/abiclor
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/abiclor
Facebook: https://www.facebook.com/abiclor
Faz parte da Abiclor, faz parte da vida!
Crédito das fotos: Jaqueline Lemon