Abiclor

Abiclor define os GTs da Comissão de Manuseio e Transporte

Durante o mês de maio, a Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) reuniu-se com suas associadas para estabelecer os grupos de trabalho da Comissão de Manuseio e Transporte. As reuniões aconteceram de forma remota e foram importantes para definir os escopos de trabalho de cada grupo.

O Grupo de Trabalho (GT) Intra será coordenado por Gerlane Silva, da Chlorum Solutions. O GT Off Site terá como coordenador Fabio Fagundes, da Coopertrans, e vice-coordenador Betto Reis, da Seda Transportes. O GT ETAs/ETEs contará com Carlos Ramos, da Hidromar, na coordenação e Elias Oliveira, da Sabará, como vice-coordenador.

Os GTs da Comissão de Manuseio e Transporte são essenciais para promover a qualidade e a segurança no transporte de produtos da cadeia cloro-álcalis. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), somente pelas rodovias paulistas, diariamente, são transportados mais de mil produtos perigosos, como líquidos inflamáveis, explosivos, corrosivos, gases, materiais radioativos, entre outros.

As funções dos GTs ficam divididas em:

  • Operação interna: armazenagem, movimentação e carregamento – práticas internas a serem compartilhadas no segmento
  • Transporte: processo de entrega de produtos, rotograma inteligente, inovação etc.
  • Segurança: análise de mercado com relação à melhores práticas e também suporte na atuação de análises e plano de ação de ocorrências
  • Gestão e Governança (grupo de comunicação, performance, agendas etc.)

O presidente-executivo da Abiclor, Milton Rego, ressalta a importância de uma boa organização no setor de manuseio e transporte das substâncias químicas. “Para que os produtos da indústria química possam chegar aos seus destinos finais, é essencial o trabalho das equipes de transporte. O trabalho dos coordenadores é muito importante para promover a organização e o funcionamento eficiente da comissão.”