Há muitas coisas que não podem faltar no Natal. Família reunida, enfeites pela casa, uma ceia deliciosa e muitas boas surpresas. A magia está no ar. E há alguns convidados especiais, que a gente não vê, mas sabe que estão ali para fazer a mágica acontecer.
Estamos falando do PVC, ou policloreto de vinila, um material cuja molécula é composta por 57% de cloro. Ele é tão versátil que está presente em todos os cantos da casa, deixando o Natal muito mais aconchegante. A começar pela árvore!
As tradicionais árvores de Natal, um dos símbolos mais representativos da festividade, são feitas de PVC. Antigamente, utilizavam-se pinheiros naturais. Mas essas árvores não se adaptam bem ao cultivo em vasos; além disso, a conscientização ambiental nos incentivou a buscar alternativas, como os pinheiros artificiais. Com base de metal e ramos em PVC, eles são mais sustentáveis, duráveis e ecologicamente corretos.
E, claro, para deixar a árvore iluminada e brilhante, os pisca-piscas não podem faltar. Atualmente, as luzinhas são feitas de led, mais econômicas e seguras. Aliás, é exatamente para dar segurança a esse adorno que o PVC entra em sua composição, revestindo os fios, cabos e plugs. O polímero tem entre as suas propriedades a facilidade para ser moldado, uma excelente capacidade isolante térmica e elétrica e a característica de não propagar chamas, características ideais para esse tipo de produto.
Entre as tradições do Natal, uma das mais marcantes é a de presentear as crianças, os amigos e familiares. Saiba que a química cloro-álcalis (e o PVC) também está ali, fazendo parte da composição, por exemplo, dos brinquedos. De acordo com o site do Instituto Brasileiro do PVC, o polímero “é o material que melhor reproduz as feições do rosto humano, além de simular perfeitamente os tons de pele. Ele se destaca também na fabricação de mordedores, bolas e bonecos de diversos personagens”.
“É fantástico imaginarmos como a indústria de cloro-álcalis está presente no dia a dia das pessoas. Ela faz parte da vida, está conosco em todos os momentos, mesmo que as pessoas muitas vezes não percebam sua presença”, explica Milton Rego, presidente-executivo da Abiclor.
Sustentabilidade do PVC
O PVC é um material que possui um longo tempo de vida útil, sendo 100% reciclável, e apresenta baixo consumo de energia em sua produção. De acordo com o site do Instituto Brasileiro do PVC, “os produtos de PVC estão completamente inseridos nos pilares da sustentabilidade, pois ajudam na conservação dos recursos naturais, melhoram a qualidade de vida das pessoas e contribuem para o crescimento econômico”.