Preparamos um mini glossário para ajudar você a diferenciar entre os produtos que ajudam na limpeza e manutenção da água.
Cloro – Tem cor amarelo esverdeado e odor forte. Entretanto, embora não seja correto, o público e o comércio costumam chamar de cloro vários compostos que fornecem o chamado Cloro ativo ao serem dissolvidos em água, mas o “verdadeiro” cloro é chamado de cloro gás.
Cloro ativo – É um valor que indica, em porcentagem, a quantidade de cloro em uma substância que pode formar ácido hipocloroso quando dissolvido em água. Esse ácido é o verdadeiro agente desinfetante, independentemente do composto original de cloro que adicionamos à água da piscina.
Cloro residual livre – Quando fazemos a cloração da água, parte do cloro é consumida em reações com substâncias orgânicas e inorgânicas normalmente presentes na água da piscina, e parte é consumida na destruição de microorganismos. Ao final desse processo, deve sobrar um residual de cloro, o cloro residual livre, que protege a piscina contra novas contaminações.
Cloro residual combinado – É o cloro que se combina com amônia ou outros compostos nitrogenados, produzindo as cloraminas. As cloraminas, apesar de terem propriedades desinfetantes, são bem menos ativas que o cloro residual livre. Nas piscinas, o cloro residual combinado é indesejável porque as deixa com o conhecido “cheiro de cloro” e irrita a pele e os olhos.