O Produto Interno Bruto (PIB) da indústria cresceu 14,8% no terceiro trimestre ante o trimestre anterior, o melhor resultado da história, informou o IBGE que divulgou nesta quinta-feira crescimento de 7,7% no PIB do terceiro trimestre. No acumulado do ano, a indústria mostra retração de 5,1% .
No terceiro trimestre, comparado ao trimestre imediatamente anterior, o destaque foi o crescimento de 23,7% das indústrias de transformação. Também houve aumento para Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (8,5%), Construção (5,6%) e Indústrias extrativas (2,5%).
Em relação ao terceiro trimestre de 2019, a indústria teve queda de 0,9%. Nesse contexto, a Construção recuou 7,9%, corroborada pela queda da ocupação nessa atividade. As Indústrias de transformação apresentaram variação negativa de 0,2%. A atividade de Eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos, por sua vez, cresceram 3,8%, incentivadas pela melhora nas bandeiras tarifárias, que se mantiveram verdes por todo o trimestre. As Indústrias extrativas cresceram 1,0% em relação ao terceiro trimestre de 2019, puxadas pelo crescimento da extração de petróleo e gás.
Do lado da demanda, o avanço do Consumo das Famílias, de 7,6% ante o segundo trimestre, foi o maior da série histórica.
Fonte: IBGE