O emprego universal de cloro e a necessidade de se divulgar informações confiáveis, e reconhecidas internacionalmente, sobre os procedimentos de segurança para o manuseio seguro do produto resultaram na publicação do primeiro Manual do Cloro (“Chlorine Manual”) pelo Chlorine Institute, em 1947. Edições subsequentes foram publicadas em 1954, 1959, 1969, 1986, 1997, 2008 e 2014.
O Chlorine Institute (CI), fundado em 1924, é uma associação formada por empresas e entidades que estão envolvidas na produção, distribuição e utilização segura dos produtos: cloro, soda cáustica, hipoclorito de sódio, ácido clorídrico, cloreto de hidrogênio e potassa cáustica. O Instituto tem associadas localizadas nos Estados Unidos, Canadá, México, América Latina e outros continentes. Os associados do CI, nos Estados Unidos, representam 98% da produção de cloro daquele país. Em função das características do cloro e de sua larga utilização, principalmente no tratamento de água, a promoção e divulgação de boas práticas de segurança e controle ambiental têm sido os focos principais dos membros do Instituto do cloro.
O CI tem algumas dezenas de publicações escritas, vídeos, cartazes e outros materiais de orientação destinados aos fabricantes, distribuidores, transportadores e usuários de cloro-soda e seus derivados.