Para aumentar a conscientização do uso de água e evitar desperdícios, a Aliança para Water Stewardship (AWS) lançou neste mês o primeiro Padrão Internacional para Uso Responsável da Água. O objetivo é promover critérios de gestão sustentável do recurso natural.
Os projetos pilotos para o padrão foram estudados ao longo de quatro anos com a participação de diversas empresas, dos setores públicos e representantes da sociedade civil de diversos países e buscaram definir as metas de governança e equilíbrio hídrico, além de alinhar as iniciativas de sustentabilidade e apoiar certificações ambientais independentes.
Entre as empresas que apoiam o Padrão Internacional estão Nestlé, General Mills, Fundação FEMSA junto a outras 27 grandes organizações privadas e não governamentais, como Water Footprint Network, WaterAid, WWF e a The Nature Conservancy.
“Proteger a água doce exige a colaboração de diversos setores”, observou Michael Spencer, presidente do conselho da AWS e representante da AWS-Austrália . “Governos e sociedade civil ajudam a garantir a gestão hídrica apropriada para as pessoas e a natureza. Companhias podem administrar melhor a água doce para proteger seus negócios e contribuir para proteger a captação que eles compartilham com as comunidades locais.”
Fonte: WWF, 23/04/14