Em ação inédita, a Fundação Araucária e a Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, firmaram parceria para incentivar pesquisa em instituições de ensino superior e de pesquisa, associações e sociedades técnico-científicas. O edital do Programa Paranaense de Pesquisas em Saneamento Ambiental foi lançado nesta terça-feira (13) e conta com o recurso total de R$ 300 mil.
As linhas temáticas são Água, Esgoto, Reuso, Resíduos Sólidos e Gestão do Saneamento. Os projetos produzir conhecimento e metodologias ou processos inovadores, para a superação de problemas. O envio das propostas pode ser feita até 31 de outubro, pela internet, e o envio da documentação impressa pelo correio (Sedex) ou protocolo na Fundação Araucária em até três dias úteis posteriores ao envio.
“Temos que agradecer o rápido e eficaz atendimento que tivemos por parte da Fundação Araucária com relação à elaboração do edital. No Brasil, quase não existe investimento em pesquisa em saneamento básico, portanto, iniciativas como essa devem ser disseminadas e valorizadas”, enfatiza o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone.
“As nossas instituições de ensino vêm mostrando que estão cada vez mais qualificadas para o desenvolvimento de novas tecnologias e aperfeiçoamento e capacitação de pesquisadores. Temos o dever de criar condições para que o trabalho criado seja transformado em algo realmente útil para a sociedade”, destaca o presidente da Fundação Araucária, Paulo Brofman.
Fonte: Agência de Notícias do Paraná