O diretor-executivo da Abiclor, Martim Afonso Penna, participou ontem, dia 11, da reunião do Fórum do Gás que reconduziu ao cargo de coordenador-geral Paulo Pedrosa, presidente da ABRACE (Associação dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres) pelo período de 12 meses. Os três coordenadores adjuntos são Bernardo Sicsú, da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia), Lucien Belmonte, da Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro) e Daniel Pina, da ABIAPE (Associação Brasileira dos Investidores em Autoprodução de Energia). Juliana Rodrigues, da ABRACE, segue na Secretaria Executiva.
Na reunião também foi feita a revisão da agenda de trabalho para 2020, em particular na área parlamentar, segundo Martim, que participou via audioconferência, assim como a maioria dos demais integrantes. Entre os principais objetivos do ano, estão a mobilização para aprovar em regime de urgência a Nova Lei do Gás (PL 6407/13) e a atuação para aprimorar a regulação estadual, incluindo o mercado livre de gás. Além disso, foi encaminhada correspondência ao deputado Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, apresentando os princípios e o novo modelo de atuação do Fórum do Gás e um pedido de audiência para solicitar urgência na votação do PL da Nova Lei do Gás.
O Fórum do Gás reúne 15 associações empresariais que atuam em diversos segmentos da cadeia: consumo, produção, comercialização, autoprodução, cogeração e geração de energia elétrica, que tem o gás natural como recurso estratégico no desenvolvimento de suas atividades.