Abiclor

Água sanitária é uma aliada na prevenção de doenças causadas pelas inundações

Nas últimas semanas, as enchentes têm causado grandes estragos em diversas regiões brasileiras. Além dos prejuízos, a enxurrada se mistura com a sujeira de esgotos e bueiros, favorecendo a proliferação de uma série de doenças como leptospirose, Hepatite A e E, gastroenterites, febre tifoide, tétano, cólera, toxoplasmose, entre outras.

Para evitar essas enfermidades, é essencial fazer uma limpeza nos imóveis atingidos pelas chuvas. A água sanitária, com 2% a 2,5% de cloro ativo, é o produto de limpeza mais eficaz para eliminar os microorganismos patogênicos, comprovado por meio de estudos científicos.

Como utilizar a água sanitária

Para cada 1 litro de água, coloque 4 colheres de sopa de água sanitária para a limpeza de azulejos, pisos e outras superfícies molhadas pela inundação. Tenha certeza de que desinfectou e limpou todas as superfícies contaminadas, tanto interior quanto exterior.

Também é preciso redobrar a atenção na higienização dos alimentos como verduras, legumes e frutas, que podem ter sido contaminados pela água das inundações.

Primeiro, lave bem as verduras e frutas em água corrente para tirar a sujeira mais visível. Depois, numa bacia plástica utilize uma colher das de sopa (15 ml) de água sanitária para cada litro de água e mergulhe as verduras e frutas nessa solução, deixando-as de molho por cerca de 30 minutos, agitando-as de vez em quando. Lave tudo novamente em água corrente para retirar a água sanitária.