Abiclor

Fabio Barbosa assume Presidência do Conselho Diretor da Abiclor

Atual diretor do negócio de Vinílicos na Braskem, o executivo assume mais um importante cargo na indústria química como presidente do Conselho Diretor da Abiclor, cargo de três anos com o desafio de fortalecer ainda mais o crescimento sustentável da indústria de cloro-álcalis

A Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), que representa 98% das indústrias brasileiras do setor, anuncia a posse de Fábio Barbosa como o novo Presidente do seu Conselho Diretor. Com mandato previsto até 2027, trata-se do cargo mais alto desta associação que representa a indústria química de cloro-álcalis. A posse aconteceu recentemente em maio, após as eleições da associação  que renovaram quadros do Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Conselho de Ética e Integridade da entidade.  Com vasta experiência no setor da indústria química, atualmente, o executivo  é  diretor do negócios de Vinílicos na Braskem. 

“Assumir o cargo de presidente do Conselho da Abiclor e Clorosur é uma responsabilidade que encaro com grande entusiasmo e comprometimento”, compartilhou. “Representa a oportunidade de contribuir ainda mais para o crescimento e aprimoramento da indústria de cloro-álcalis, tanto no Brasil quanto na América Latina. Meu foco será em promover a inovação, a sustentabilidade e o fortalecimento do setor, buscando sempre os mais altos padrões de governança.”

Com uma sólida trajetória profissional, Fábio Barbosa ingressou na Braskem em 2018, onde desempenhou diversas funções até alcançar a posição de diretor do negócio de Vinílicos. Formado em Administração de Empresas, o executivo possui um MBA em Finanças pelo Insper e especialização em Gerência Geral pela Harvard Business School. Antes de sua passagem pela Braskem, acumulou quinze anos de experiência na Dow Química e Oxiteno, exercendo papéis de liderança nas áreas de finanças, marketing, estratégia, desenvolvimento de negócios internacionais e gestão do negócio de cloro-soda na América Latina. 

“A alternância, na Presidência do Conselho, entre os associados da Abiclor é sempre muito bem vinda porque traz visões e experiências diversas. O Fábio chega em um momento desafiador para a indústria química, mas somos otimistas na capacidade do setor em superar as dificuldades”,  destaca Milton Rego, Presidente-Executivo da Abiclor e da Clorosur, sobre o momento atual da indústria de cloro-álcalis e como o Fábio deve contribuir para a entidade. 

Sob a gestão de Fábio Barbosa, a Abiclor espera fortalecer ainda mais sua atuação em prol do desenvolvimento sustentável e da excelência na indústria de cloro-álcalis.