A Chlorum Solutions, associada da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), inaugurou no dia 12/04, sua primeira unidade na Bahia. O evento contou com a presença de autoridades locais, fornecedores, colaboradores e clientes. A fábrica ficará localizada na Região Metropolitana de Salvador, em São Sebastião do Passé, e recebeu um investimento de R$90 milhões, com uma planta de pequena escala, alinhada à proposta ESG.
Segundo a empresa, a escolha da localização teve como objetivo a facilidade de transporte por via terrestre e a proximidade com seus principais clientes. São Sebastião do Passé permite à companhia estar com 80% dos consumidores em um raio de 50 km. A nova planta tem capacidade para produzir 20 toneladas por dia e gera empregos para região, segundo dados fornecidos pela Chlorum Solutions, 80% do quadro de funcionários é da região de São Sebastião.
A fábrica já está operando com 100% de sua capacidade e utiliza de fontes renováveis para seu funcionamento. O CEO da Chlorum Solutions, Alfredo Kerzner, reforçou o compromisso da empresa com as práticas ESG e contou que, com exceção da planta de Igarassu, em Pernambuco, que está no processo de transição de sua matriz energética, nenhuma das outras plantas gera gases de efeito estufa durante a produção.
Para o presidente-executivo da Abiclor, Milton Rego, a distribuição de fábricas do setor cloro-álcalis por todas as regiões do Brasil é essencial para a reindustrialização do País. “A indústria química brasileira é a sexta maior do mundo e contribui para a geração de empregos e para a melhoria da qualidade de vida. Por meio do setor, são empregados direta e indiretamente cerca de 2 milhões de trabalhadores no Brasil.”