A Unipar, líder na produção de cloro e soda no país e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul, e integrante da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor), visando melhorar a qualidade da água em São Paulo, está ampliando sua atuação com a oferta de novos serviços para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Esse movimento está alinhado às diretrizes de sustentabilidade da empresa, que definiu como pilares de atuação para os próximos dez anos o desenvolvimento humano e o saneamento básico.
Entre os serviços que a Unipar agregou ao seu portfólio de atuação junto ao órgão público, parceria que já dura cerca de 20 anos, está a realização de manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos das estações de tratamento, essenciais para garantir a qualidade da água. “Estamos unindo o conhecimento da Unipar sobre o produto e sua aplicação segura com o conhecimento da Sabesp no tratamento de água para fornecimento à população, serviço essencial para a manutenção da qualidade de vida das pessoas”, diz Rogério Costa, diretor de negócios químicos da Unipar.
Buscando mais eficiência logística, a Unipar também implantou o serviço de entrega fracionada, que permite entregar os produtos em escala menor e atender à demanda pontual da Sabesp. Além de garantir a qualidade do produto, essa inovação também propicia o fornecimento em estações de menor porte e em localidades distantes com mais agilidade.
“Entendemos que o saneamento básico é essencial e vamos continuar investindo em capacidade, inovação e relacionamento com os clientes visando o crescimento sustentável”, explica Costa. Com o marco legal do saneamento básico, estão previstos investimentos no Brasil para garantir a universalização do acesso à água tratada, passando dos atuais 84% para 99% da população. Em relação ao saneamento básico, o objetivo é expandir dos atuais 55% para 90% na coleta e de 51% para também 90% no tratamento dos dejetos.
Durante a pandemia, a Unipar atuou no combate ao Covid-19 e à prevenção de doenças hídricas com a distribuição de 400.000 sabonetes para comunidades carentes das cidades de São Paulo, Cubatão e Rio Grande da Serra. Também distribuiu 200 toneladas de hipoclorito de sódio – matéria-prima usada na produção de mais de 1,2 milhão de litros de água sanitária para a desinfecção de ruas, avenidas, calçadas, unidades de saúde e moradias nos três municípios.
A Abiclor reconhece a importância do setor na promoção do saneamento básico e da melhoria da qualidade de vida da população. “Acreditamos que a indústria de cloro-álcalis tem um importante papel a desempenhar e que ações em benefício da saúde pública e do acesso das pessoas a serviços básicos como água tratada e esgotamento sanitário são fundamentais para pavimentarmos o caminho do desenvolvimento sustentável no Brasil”, destaca Milton Rego, presidente executivo da entidade.