O novo marco legal do saneamento (Lei 14.026/2020) vai movimentar diversos setores da economia brasileira, entre eles o de serviço de transporte de produtos químicos. Estudo da KPMG e da ABCON ressalta que, para a universalização dos serviços no Brasil até o ano de 2033, serão necessários investimentos na ordem de 900 bilhões de reais, o que impactará positivamente todos os segmentos envolvidos na cadeia. De acordo com Luana Pretto, presidente-executiva do Instituto Trata Brasil, “enquanto a média de investimento nos últimos anos foi de R$ 13 bilhões ao ano, para se atingir as metas previstas no novo marco este investimento terá que ser, em média, de 70 bilhões de reais por ano”.
Somente o setor de cloro-álcalis prevê um aumento de 700 mil toneladas na produção de cloro para o atendimento das metas de universalização do saneamento básico. Para responder a esse aumento na demanda, as empresas de transporte e logística deverão realizar investimentos em novos equipamentos e contratação de mão de obra especializada, além de treinamentos em segurança em manuseio e transporte de produtos químicos.
Para falar sobre os impactos do marco regulatório no Brasil, a presidente-executiva do Instituto Trata Brasil apresentará a palestra “Marco Regulatório do Saneamento” durante o Encontro Anual de Distribuição e Transporte Seguro da Indústria de Cloro-Álcalis – Edição 2022, promovido pela Abiclor (Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados – ABICLOR).
“Este tema é de muita relevância para o encontro pois as mudanças provocadas pela aprovação do marco legal do saneamento geram um crescimento na demanda por produtos químicos e necessidade de preparo por parte dos fornecedores para atender o crescimento. Debater este tema será muito importante para avaliar os riscos que podem impactar na concretização das metas e as necessidades de acompanhamento de todo este processo”, destaca Luana.
Encontro de Distribuição e Transporte 2022
O Encontro de Distribuição e Transporte 2022 será realizado no dia 22 de novembro, em paralelo ao Seminário Técnico da Clorosur, na Costa do Sauípe (BA), e contará com a participação de produtores e parceiros responsáveis pela distribuição, comercialização e transporte dos produtos do setor cloro-álcalis no Brasil.
O evento será uma excelente oportunidade para os players envolvidos no transporte de produtos do setor para compartilhar experiências, discutir os desafios e avaliar alternativas para a melhoria contínua nas práticas e técnicas de transporte e distribuição de seus produtos e derivados.
Confira abaixo a agenda do evento, que contará com apresentações de especialistas de diversas áreas que impactam no setor de transporte e logística de produtos do segmento de cloro-álcalis.
Agenda Encontro de Distribuição e Transporte 2022
Além da apresentação sobre o Marco Regulatório do Saneamento, com a Presidente do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, também estarão presentes no evento o economista da MB Associados, Sérgio Vale; Rubem Penteado de Melo, da Transtech; Denis Spencer de Mayo, da Ambipar Response; entre outros.
Abertura do evento
13h30-13h35 – Mensagem inicial
Milton Fernando Rego – Presidente Executivo da Abiclor e Clorosur
13h35-13h40 – Mensagem de abertura do evento
Maurício Russomanno – Presidente do Conselho Diretor da Abiclor e Clorosur
Palestras
13h40 – 14h20 – Marco Regulatório do Saneamento
Luana Pretto – Instituto Trata Brasil
14h20 – 15h00 – Novas Tecnologias no Transporte de Produtos Perigosos
Eng. Rubem Penteado de Melo – Transtech
15h00 – 15h45 – Atendimento à Emergência cloro-álcalis
Dennys Spencer de Mayo – Ambipar Response
16h15 – 17h00 – Brasil Pós Eleição
Sérgio Vale – Economista chefe da MB Associados
17h00 – 17h30 – Comissão de Manuseio e Transporte CMT Abiclor: (Transporte seguro, ações e resultados) e Entrega do Prêmio José Tardivo – 21º Edição
Nelson Felipe – Abiclor
Prêmio José Tardivo
Encerrando as atividades do Encontro de Distribuição e Transporte 2022, a Abiclor realizará a entrega do Prêmio José Tardivo 21ª Edição para a transportadora que se destacou no transporte seguro do setor cloro-álcalis no período 2021/2022.
O prêmio José Tardivo é concedido pela Abiclor à empresa que apresenta as melhores práticas de segurança, saúde e meio ambiente no transporte de produtos da indústria de cloro-álcalis. A premiação é uma homenagem ao presidente da Associação Brasileira de Transportadores de Carga Líquida e Produtos Perigosos (ABTLP), que permitiu a aproximação entre o setor de cloro e soda e as transportadoras. Nos idos de 1998 Tardivo trabalhou em conjunto com a Abiclor na formação e realização do primeiro Encontro de Transporte de Cloro, Álcalis e Derivados.
Para informações e inscrições, entre em contato com: ivaldete@abiclor.org.br ou clique aqui.