Divirta-se de forma saudável. Confira as dicas de higiene e segurança na piscina:
- Tome uma ducha antes de entrar na piscina. A oleosidade do corpo adere nas bordas e nos equipamentos de piscina.
- Não use bronzeadores ou protetores solares a base de óleo: a gordura desses produtos fica na superfície da água e mancha os azulejos das bordas da piscina. Utilize os produtos não gordurosos com indicação na embalagem:”oil free” ou “contém silicone”. Se utilizar produtos gordurosos, tome uma ducha antes de entrar na piscina.
- Não faça xixi na piscina. A reação do cloro na água com a amônia liberada pela urina causa odor forte, sendo necessário fazer super cloração, que é a adição de cloro na água em quantidade superior a utilizada normalmente. Durante esse tratamento, a piscina deve ficar interditada.
- Não troque fraldas nas proximidades da piscina. A urina e as fezes contaminam a água. Para trocar o bebê, utilize um vestiário ou fraldário. Recomenda-se o uso de fraldas apropriadas para a piscina.
- Não ande com copos, frascos e garrafas de vidro ao redor da piscina. Eles podem quebrar e causar ferimentos aos usuários da piscina.
- Não coma na área próxima à piscina. Contribua para manter a qualidade da água livre da contaminação de resíduos dos alimentos.
- Crianças menores devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Evite o risco de acidentes, afogamentos na piscina e, em caso de cortes ou machucados abertos, cuidado com a contaminação por vírus ou bactérias.
- Não frequente a piscina se tiver micose, pé-de-atleta ou qualquer outro problema que cause a contaminação dos usuários por vírus, fungos e bactérias.
- Cuidado com as brincadeiras de lutas e empurrões na piscina. Podem ocorrer acidentes com graves consequências.
- Fique atento antes de mergulhar. Verifique a profundidade da piscina e preste atenção se há outros mergulhadores na mesma área, para evitar colisão, ou objetos na água que possam causar ferimentos.
Fontes: Abiclor, OAB (SC), Hth