Abiclor

A história de superação da nadadora Rikako Ikee

No último domingo, dia 5, a nadadora Rikako Ikee garantiu uma vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio, após vencer a prova dos 100 m borboleta da seletiva olímpica do Japão, uma grande conquista para a nadadora que venceu uma batalha contra leucemia, que a afastou das piscinas entre 2018 e 2020.

Antes de se tornar um símbolo de superação no esporte, a atleta de 20 anos já era considerada uma das promessas da natação japonesa.

Nascida em Tóquio, Rikako começou a praticar natação ainda criança Aos cinco anos ela já sabia todos os quatro estilos (crowl, peito, costas e borboleta) nos 50 metros. Desde então foi acumulando medalhas e recordes até chegar, em 2016, às Olimpíadas do Rio de Janeiro. Com apenas 16 anos, era a atleta mais jovem da seleção japonesa de natação e a nadadora com mais provas na competição, quatro provas individuais e três revezamentos.

Depois de colecionar vitórias no Japão e nos Jogos Asiáticos, em fevereiro de 2018 Rikako viu a sua vida nas piscinas ser interrompida ao ser diagnosticada com leucemia. Lutou bravamente para se recuperar até que voltou às piscinas em março de 2020 com uma mensagem de esperança: “Caminhar ao ar livre, conhecer pessoas, usar meu corpo para nadar na piscina. São prazeres simples e muito preciosos, mas antes da minha doença eu os considerava óbvios”.