As fortes chuvas que atingem várias cidades brasileiras neste início do ano causam transtornos e estragos. Quem tem piscina em casa corre o risco de ver de uma hora para outra a água mudar de cor, ficar cheia de lama. E aí, o que fazer nessa situação?
Em primeiro lugar, os profissionais costuma recomendar o descarte total da água. Segundo os especialistas, a sua recuperação causa uma perda de 30% a 40% no volume (com a drenagem da sujeira) e exige o trabalho de um profissional trabalhando na limpeza por, no mínimo, uma semana. Com a piscina vazia, trocando toda a água, é mais fácil esfregá-la e visualizar a sujeira. Outra vantagem é que, ao esvaziar a piscina, não é necessário fazer a decantação do barro.
No caso de piscinas menores, de até 10 mil litros, a recuperação da água suja de barro pode ser uma alternativa mais interessante. Ao esvaziar a piscina, não será necessário fazer a decantação, segundo informa o site da Associação Nacional das
Empresas e Profissionais de Piscinas (ANAPP). É só ligar o motor, com registro de ralo de fundo aberto, e a água barrenta vai para o esgoto. Com uma buchinha e mangueira de jardim é necessário limpar bem toda a superfície e depois encher a piscina.
Confira no blog Piscina Limpa as dicas para manter a piscina água sempre limpinha e saudável.
Fonte: ANAPP